sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Pipoca pro coração!

Pipoca

Uma boa notícia para quem adora pipoca, mas não consegue comê-la sem culpa: um estudo pioneiro mostrou que o acompanhamento perfeito para as sessões de cinema também contém uma grande quantidade de polifenóis, substâncias antioxidantes benéficas à saúde do coração.

Os polifenóis são um grupo de substâncias químicas encontradas em frutas e vegetais, como as frutas vermelhas, nozes, azeitonas, folhas de chá e uvas. São chamados de antioxidantes porque removem do organismo os radicais-livres, que causam danos às células e aos tecidos do corpo.

Alimentos como chocolate, vinho, café e chá ganharam, recentemente, um novo papel por causa de seu conteúdo de polifenóis, que lhes dá a capacidade de reduzir o risco de doenças do coração, entre outros males crônicos. Agora, chegou a vez da pipoca – desde que sem manteiga – ser “liberada”.

O estudo, realizado por equipe da Universidade de Scranton, na Pensilvânia (EUA), foi apresentado no último congresso da American Chemical Society. Além de pipoca e outros salgadinhos, os pesquisadores descobriram que vários cereais matinais também são fonte de polifenóis. Até então, a presença de antioxidantes nesses alimentos era desconhecida.

Em relação aos alimentos matinais, pesquisas anteriores apontavam que a quantidade de fibras nestes produtos era o fator responsável pela redução do risco de doenças do coração e alguns tipos de câncer. “Mas, recentemente, os polifenóis surgiram como o componente de potencial mais importante”, diz o coordenador do estudo, o químico Joe Vinson.

Segundo Vinson, produtos com grãos e cereais integrais, como alguns salgadinhos e alimentos matinais, tem uma quantidade de antioxidantes comparável a de muitas frutas e vegetais.

Na pesquisa da Universidade de Scranton, a primeira a examinar o total de fenóis nesses alimentos, constatou-se que os cereais matinais com maior quantidade de antioxidantes são, em ordem decrescente, os feitos com trigo integral, com milho, com aveia e com arroz. Os cereais matinais com uva-passa são os que apresentam a maior quantidade de antioxidantes por porção.

Um dado interessante do estudo foi a constatação de que os alimentos matinais feitos apenas com farelo de trigo não têm uma quantidade maior de antioxidantes do que os que usam todas as partes do cereal, embora os primeiros sejam mais ricos em fibras alimentares. Independentemente do conteúdo de antioxidantes, o consumo de fibras alimentares é um importante fator para o controle do colesterol e a diminuição do risco cardiovascular.

Em comparação com os alimentos matinais, os salgadinhos analisados na pesquisa (à base de grãos ou cereais integrais) apresentaram uma proporção ligeiramente menor de antioxidantes. De todos os salgadinhos pesquisados, a pipoca foi a que apresentou o nível mais alto de substâncias antioxidantes.

Fonte: site Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário