quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Fazendo tudo do jeito certo!

coma a coisa certa
Para a sua caminhada render mais, faz toda a diferença o que você come. Um inocente iogurte, por exemplo, pode pesar no estômago. A nutricionista Suzana Bonumá, de São Paulo, responde todas suas dúvidas. E ela também assina o cardápio de 1200 calorias para acompanhar esse plano de caminhada que você encontra no nosso site.

Caminho de manhã. O que devo comer?
Faça uma refeição leve e pouco volumosa para facilitar a digestão. Esse é um dos raros casos em que o recomendado é comer carboidratos simples (refi nados), pobre em fi bras e sem muita proteína, alimentos que dão energia imediata e servem como combustível para a atividade. Exemplo: pão light ou torrada light com geléia diet, uma banana ou suco de frutas.

Se tomo iogurte antes da caminhada, minha digestão fica difícil. É normal?
A proteína do iogurte tem um tempo de digestão lento, permanecendo mais no estômago. É melhor ingerir alimentos de absorção rápida como pães e torradas, por exemplo.

Tudo bem caminhar em jejum?
Não. Ao caminhar em jejum, você vai desencadear uma hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) e isso prejudica o seu desempenho, podendo provocar tontura e fraqueza, entre outros sintomas. Além disso, consumir alguma fonte de carboidrato antes da caminhar ajudará na queima de gordura durante o exercício.
Faço a minha caminhada na hora do almoço.

O que comer antes para não perder a fome na refeição que faço em seguida?

Um lanche rápido e leve – biscoito de água e sal, suco de soja, frutas. Mas evite aquelas muito fibrosas como laranja e mamão: prefi ra maçã, pêra e banana.

Por que a barra de cereais pesa no meu estômago quando como antes da caminhada?
Muitas barras de cereais são ricas em fibras e exigem mais da digestão, que fica lenta. Daí a sensação de “peso” no estômago.
Prefira alimentos com baixo teor de fibras.

Só tenho tempo para caminhar à noite. Posso jantar antes?

Sim, mas dê preferência a alimentos bem leves, como uma massa sem recheio com molho de tomate ou vegetais cozidos.

Ande bem vestida
Com roupas e acessórios próprios, você vai mais longe na atividade. Veja como fazer a escolha certa.

• Top
A sustentação dos seios é tudo na hora de andar. Para mantê-los fi rmes durante o exercício, escolha um modelo com alças grossas, decote cruzado ou nadador nas costas e elástico largo sob o busto, sem apertar demais.

• Short
Quanto mais leve e solto, melhor para garantir sua liberdade de movimentos. Aqueles com forro de tecido são uma boa opção para os treinos mais pesados, em que você transpira bastante, pois permitem a ventilação.

• Legging
O mais confortável é aquele que não tem muitas costuras, recortes ou elásticos e assim não aperta a cintura nem atrapalha a circulação do sangue.

• Tênis
Os requisitos de um calçado adequado são os mesmos de um modelo para corrida: estabilidade, conforto, fl exibilidade e amortecimento, ainda que o impacto com o solo na caminhada seja menor.

Fonte: Boa Forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário